sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


SESSÃO DEBATE

Ao longo das próximas semanas vamos publicar aqui algumas das opiniões do novo chefe da arbitragem mundial sobre temas que definem o futuro da arbitragem.

O suíço Massimo Busacca assumiu recentemente a direção da arbitragem mundial e concedeu interessante entrevista para a FIFA.


O QUE AFINAL É PROFFISSIONALIZAR A ARBITRAGEM DE FUTEBOL, considerando que o presidente da FIFA mencionou que os árbitros para a Copa do Mundo 2014 serão todos profissionais?

Resposta de Busacca: Como um jogador o árbitro deveria treinar todo dia.  Nós não podemos aceitar a situação onde as associações não dão a mesma estrutura e oportunidade de preparação para os árbitros. Estes necessitam de um treinador ou educador físico durante a semana. Nós precisamos assegurar que eles estejam trabalhando apropriadamente, vivendo e respirando futebol todos os dias. Do contrário o desempenho será apenas uma questão de sorte. Você tem que dar aos árbitros tudo que eles precisam para se prepararem. Isto é PROFISSIONALIZAÇÃO. Profissionalização não é apenas uma questão de dinheiro. Quantos times gastam uma grande quantia de dinheiro, mas não são campeões? As associações são responsáveis por seus árbitros. Elas têm que fazer muito por eles. Quando os árbitros vêm às nossas competições, nós não podemos mudá-los em um curso de uma semana.


O que afinal é profissionalização da arbitragem para você?

O debate está aberto!

Um comentário:

  1. Esse é o caminho para obtermos sucesso. Infelizmente o árbitro só é profissional no nome, pois não pode depender somente da arbitragem (recomendação da CBF), nesse contexto estamos fadados a errar pois o tempo que seria dedicado a treinamentos e aperfeiçoamentos, não acontece. Um abraço

    ResponderExcluir